Bem vindo

Neste blog pode colocar as suas questões e partilhar experiências relativamente ao controlo do peso.

15 de agosto de 2012

Rentrée nutricional

Olá a todas as minhas e meus cara(o) seguidores. Tenho andado desaparecida por duas simples razões: Junho e Julho são meses de loucos no que diz respeito à perda de peso (está tudo em stress para vestir o biquini e o fato de banho) e porque estive de férias até ao fim de semana passado. Voltei ao trabalho há dois dias e consegui neste dia feriado um tempo para fazer este post.

Em tempo de férias e praia (as minhas desculpas para quem não mantém esta tradição bem Portuguesa de fazer praia nas férias de Verão), o ritmo é mais desacelerado, vivemos de forma mais despreocupada, e sentimos muitas vezes a necessidade de quebrar a rotina e as regras por nós ou por outros instituídas. Pode ser acordar bem mais tarde, beber uns gin tónicos, mojitos ou caipinhas ao fim da tarde, ou até comer um gelado, uma bola de Berlim, enfim.... um sem número de coisas que nos fazem sentir bem, sentir livres e donos da nossa vida.

Esta quebra de rotina leva, na maioria das vezes a um ligeiro aumento de peso (cerca de 2Kg, em média) e para quem já faz Dieta, consegue-se manter o peso, em vez de perder. Isto não significa que fiquemos desanimados ou em pânico porque todos temos direito a fazer, num tempo mais ou menos definido, o que nos apetece, mesmo que nos traga "consequências negativas". Posto isto, quando voltamos ao trabalho e às rotinas temos de arregaçar as mangas e voltar a recuperar o nosso equilíbrio nutricional, e consequentemente de peso.

Ficam aqui algumas dicas que habitualmente recomendo aos meus pacientes:

Fazer refeições regulares, não estando mais de 3 a 4 horas sem comer, mesmo que não sinta fome!
Beber cerca de 2L de água por dia, no intervalo das refeições.
Controlar a quantidade de alimentos mais ricos em hidratos de carbono (desengane-se quem pensa que não comer arroz, massa ou batata à refeição traduz-se em fome).
Privilegiar alimentos com um baixo teor de gordura e ricos em proteínas.
Cuidado com a fruta! É um alimento super saudável, mas também muito rico em açúcares e... açúcar a mais acumula-se sob a forma de gordura.

Espero que tenham um ótimo feriado!

Sem comentários:

Enviar um comentário